sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Olá colegas,


Agora trouxemos uma nova situação de aprendizagem sobre Tsunami que vocês podem utilizar em suas aulas de ciências para o 6º ano neste 4º Bimestre.














domingo, 29 de setembro de 2013

Mamíferos placentários.



Nas demais espécies de mamífero, como cão, macaco, tamanduá, boi, morcego, coelho, os embriões desenvolvem-se dentro do útero da fêmea e são nutridos pela placenta, tecido que se forma na parede do útero. Por isso esses mamíferos são 
chamadas Placentários



placenta é um órgão que
nutre o feto com gás oxigênio
e alimento, além de remover
excretas e gás carbônico. 

Os embriões de mamíferos de mamíferos placentário nascem muito mais desenvolvidos do que os filhotes dos marsupiais e têm maiores chances sobreviver. Os recém nascidos de alguma especies já nascem prontos para correr ou nadar O periodo de gestação varia conforme o tamanho do animal, as condições ambientais e a condição de desenvolvimento da ninhada que está sendo alimentada.    

Animal
Período de gestação (media em dias)
Ser humano
267
Chimpanzé
216 a 260
Elefante Africano
660
cavalo
340
leão
110
cão
63
coelho
28
Camundongo
20

Professora Tânia 




sábado, 28 de setembro de 2013

Oficina 3- Perspectiva de avaliação

Oficina 3- Perspectiva de Avaliação


1-      Qual a importância da avaliação no processo da aprendizagem?

É realizado de forma contínua, sistemática e cumulativa com o objetivo de diagnosticar a aprendizagem do aluno, sobretudo se ele é capaz de aplicar o que aprendeu resolvendo problemas, transferindo conhecimento para novas situações. Identifica os conhecimentos construídos e absorvidos.

2-      Quais instrumentos de avaliação contínua são ou devem ser utilizados para desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos?
Através de leitura de textos por diferentes grupos de alunos; socializando e discutindo produções de textos de grupos/ individuais, pesquisa orientada, produção de gráficos e tabelas para exposição dos resultados da pesquisa, uso de filmes, revistas diversificadas, jornais etc...

3-      Quais estratégias podem ser utilizadas para retomada dos conteúdos que não foram contemplados, considerando as habilidades e as competências?
Recuperação contínua e paralela, retomar conceitos com novas atividades e estratégias, atividades lúdicas, em grupo, visitas monitoras a museus, instituições de pesquisas, parques de preservação ambientais, cinemas e teatros.
              

terça-feira, 24 de setembro de 2013


Oficina 1 – Ensino por investigação

Tema: Terra e Universo – Tsunami
Série/ano: 6º ano

Primeiramente apresentaremos um vídeo sobre conceitos, observação, interpretação e representações no ensino de ciências, para que os alunos se interessem pelo tema.
Nesta oficina os alunos escolheram seus grupos de trabalho e cada grupo deverá analisar as informações que o professor trouxe sobre o subtema proposto (conteúdo envolvido, bloco temático, ano/serie, habilidade, grupo de competência) para subsidiar a construção de uma problematização.


Introdução:
Competência é um conjunto de conhecimentos (saberes); habilidades (saber-fazer/prática); atitudes (saber-ser/participar).

Desenvolvimento:
- Utilizaremos 6 aulas para essa atividade.
- Nosso enfoque será a leitura e escrita com uso de textos de jornais, revistas, blogs, enfim veículos de comunicação;
- Visita a museus, estação ciências e ao catavento;
- Utilização de filmes e documentários;
- Debate sobre o tema;
- Questionário elaborado pelos alunos;
- Elaboração de maquetes.
- Para a elaboração das maquetes utilizaremos materiais recicláveis como papel, papelão, tampas de garrafas etc., tinta guache, papéis coloridos etc.

Resultados Esperados:

Para que o aluno consiga observar, identificar e reconhecer o tema abordado, analisar, tomar decisões e fazer hipóteses se faz necessário à utilização das ferramentas citadas que o faz aprender para argumentar e ter suas próprias conclusões sobre o assunto.




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Olá amigos,

Agora contaremos nossos relatos pessoais sobre nosso primeiro contato com a leitura e a escrita.


"Amigos comecei a gostar de ler devido um professor de literatura que tive no ensino médio. Ele contava as histórias com tanta empolgação que parecia estarmos visualizando a ação. Apesar de ser da área das ciências da natureza, a qual amo e me dedico, lembro-me como se fosse ontem quando ele contou várias passagens do livro "O primo Basílio". Quando ele contava a história vinha na minha mente o ator Marcos Paulo intérprete na novela.E quando mostrava as imagens barrocas, queria ir para Minas Gerais ver de perto. Este professor que marcou minha vida hoje é meu colega de profissão. "

Vera

"Gosto muito de ler e sempre estou com algum livro embaixo do braço. Minhas leituras preferidas são infanto-juvenil, ficção e romance. Costumo me reportar as cenas da história que estou lendo, com isso "viajo e faço parte da história". Meu primeiro livro foi dado pela minha professora do 2º ano primário (faz tempo viu!rs) se chamava "Pele de asno", ganhei por estar entre os melhores da classe. Nossa, aquilo para mim foi o máximo, desde então a minha paixão por leitura por despertada. Agradeço muito a D.Elza, por esse carinho."
Zilda

"Eu também gosto de leitura, as minhas preferidas são religião e morte, são temas próximos e interessantes. Estou lendo Padre Cícero de Lira Neto, achei interessante o seu despertar para a leitura, foi um marco pois lembra do título até hoje. Estou procurando uma maneira de despertar a leitura nos alunos, eles gostam muito de ouvir músicas com fone de ouvido, será que existe um recurso como audiolivro? para que possam ouvir já que tem preguiça de ler. Sei que existe leitura em plataforma digitais mas este recurso não está disponível para os nossos alunos."

Sumie

"Minha experiência na leitura e na escrita foi desde criança onde meu sonho era saber ler e escrever. Tinha livros infantis que minha mãe lia para mim no seu tempo livre. Em minhas brincadeiras sempre fingia ler as histórias e escrever em cadernos. Quando comecei a ler e escrever foi maravilhoso tudo o que encontrava queria ler e queria que as pessoas ouvissem o que eu estava lendo. Não tive dificuldades em aprender a ler e até hoje gosto de ler livros relacionados à minha área de ciências, livros de autoajuda e livros relacionados à religião que falem sobre a vida de Jesus e o que podemos fazer para seguir seus passos. Sempre em minhas aulas leio com os alunos e ajudo-os a interpretá-los e tento ensiná-los a importância da leitura para que eles possam encontrar algo diferente e que pode promover mudanças em suas vidas."

Tamires
Olá amigo visitante,

Este blog, faz parte de um programa de formação continuada em Ciências, para professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental , o curso é oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a distância para educadores da rede estadual paulista com o objetivo que essa ação de formação proporcione " Melhor Gestão, Melhor Ensino".

Seja bem vindo.