terça-feira, 24 de setembro de 2013


Oficina 1 – Ensino por investigação

Tema: Terra e Universo – Tsunami
Série/ano: 6º ano

Primeiramente apresentaremos um vídeo sobre conceitos, observação, interpretação e representações no ensino de ciências, para que os alunos se interessem pelo tema.
Nesta oficina os alunos escolheram seus grupos de trabalho e cada grupo deverá analisar as informações que o professor trouxe sobre o subtema proposto (conteúdo envolvido, bloco temático, ano/serie, habilidade, grupo de competência) para subsidiar a construção de uma problematização.


Introdução:
Competência é um conjunto de conhecimentos (saberes); habilidades (saber-fazer/prática); atitudes (saber-ser/participar).

Desenvolvimento:
- Utilizaremos 6 aulas para essa atividade.
- Nosso enfoque será a leitura e escrita com uso de textos de jornais, revistas, blogs, enfim veículos de comunicação;
- Visita a museus, estação ciências e ao catavento;
- Utilização de filmes e documentários;
- Debate sobre o tema;
- Questionário elaborado pelos alunos;
- Elaboração de maquetes.
- Para a elaboração das maquetes utilizaremos materiais recicláveis como papel, papelão, tampas de garrafas etc., tinta guache, papéis coloridos etc.

Resultados Esperados:

Para que o aluno consiga observar, identificar e reconhecer o tema abordado, analisar, tomar decisões e fazer hipóteses se faz necessário à utilização das ferramentas citadas que o faz aprender para argumentar e ter suas próprias conclusões sobre o assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário